quarta-feira, 30 de julho de 2008

Nota rápida - lábio-palatais

Estou postando apenas essa nota para divulgar algo de muito bom.


Nos dias 14 e 15 de agosto o Hospital Municipal Nossa Senhora Loreto, que fica na Estrada do Carico, nº26, Ilha do Governador - Rio de Janeiro/RJ, estará selecionando pacientes portadores de deficiências lábio-palatais (lábios leporinos ou goela-de-lobo) para cirurgias que serão realizadas gratuitamente no Hospital do Fundão. É necessário levar todo os histórico médico do paciente.

Para quem não conhece esse problema, como eu não conhecia antes de receber essa notícia, pesquisei um pouco sobre ela:


Os lábios leporinos ou fissuras labiopalatais são má formações congênitas que resultam numa abertura no lábio e/ou palato que ocorre entre o quarto e a décima semana gestacional. Neste período, as estruturas do cérebro, olhos e outros órgãos se formam e neste processo pode haver fatores genéticos ou ambientais como carência alimentar, fatores emocionais, doenças infecciosas, idade avançada, drogas, radiação, diabetes e fumo que contribuem para o aparecimento da má formação.
Podem ser completas quando ocorre no lábio e palato; incompletas quando ocorre no lábio ou no palato; unilateral quando ocorre num só lado do lábio e bilateral quando ocorre em dois lados do lábio. O lábio leporino pode ser detectado através do ultra-som e diagnosticado ainda no ventre materno fazendo com que a cirurgia corretiva possa ser realizada pouco depois do nascimento.
As cirurgias corretivas podem ser feitas a partir do terceiro mês de vida quando a criança pode ter aproximadamente 5kg.
A alimentação é muito importante e em muitos casos é bastante trabalhosa, pois a fissura dificulta que a criança sugue o alimento. No período de amamentação, onde a dificuldade é ainda maior, recomenda-se que a mãe preencha a fissura com o peito para que a criança não tenha grande dificuldade em mamar.
A reabilitação da criança deve ser feita com acompanhamento de médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e odontólogos para que não haja nenhuma seqüela grave como impactos visuais, preconceito, perda da audição, déficit nutricional e outros.

Fonte: Gabriela Cabral - Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Explorando o Brasil

Desde o início da colonização nosso País é explorado e saqueado.
A diferença hoje é que somos nós mesmo que o saqueamos.
Sabemos reclamar sobre a situação, sobre a corrupção mas esquecemos de fazer a nossa parte. Precisamos começar a fazê-la, com as coisas mais simples, para que consigamos fazer as mais difíceis.
Do simples ato de jogar um papel de bala no chão ao invés do lixo a assumir seus erros pagando uma multa ao invés de subornar um policial.
Reclamamos muito dos políticos que insistem em nos roubar cada vez mais, porém não vemos que quem muito rouba são pessoas "comuns" como os funcionários de uma instituição pública que frauda licitações, desviam verbas além das que apenas pegam o cartão cidadão alheio para receber mais de um benefício.
Pensando dessa forma me lembro de uma passagem de Gandhi que diz:
"Gandhi certa vez foi procurado por uma mãe que levou o filhinho consigo, e lhe pediu:
- Gandhi, este menino come muito açúcar. Já tentei de tudo e não consigo que ele pare com isso. Como ele gosta muito de você, com certeza irá obedecê-lo. Por favor, peça para que ele pare de comer açúcar!
Gandhi pediu àquela mãe que voltasse 30 dias depois.
Tempo decorrido a mãe o procura novamente e Gandhi olha o menino com bastante atenção e diz:
- Pare de comer açúcar!
O menino baixou a cabeça, mas fez sinal de que iria obedecê-lo.A mãe não entedeu nada daquilo e perguntou, super intrigada:
- Gandhi, por que você não falou isso há 30 dias atrás? - É que há 30 dias atrás eu também comia açúcar!"

Ou seja, precisamos parar de comer açúcar para termos o direito de exigir que alguém o faça, pois como já foi dito: "As palavas convencem mas os exemplos arrastam".
Sejamos exemplo de integridade moral para nossos filhos e nosso próximo. Paremos com essa ganância de querer levarmos vantagens sobre tudo e todos, não vale apena.
Veja alguns exemplos de pessoas que muito roubaram de nosso País, foram presas (mesmo que por pouco tempo) e hoje estão com sérios problemas de saúde. Essa ganância apenas atrai negativismo, câncer.
O melhor é poder deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente, em paz e sem pesadelos.
É difícil chegarmos à perfeição, mas não impossível!
Sejamos mais fraternos e amemos mais uns aos outros.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Até Quando?

Para iniciar minhas postagens nesse blog, vou postar uma poesia que expressa meu sentimento em relação a nossa situação atual, de violência e corrupção.

Até Quando?

Até quando nos sentiremos assim?
Acoados, com medo.
Enquanto os tiranos, que se dizem líderes,
Enriquecem com toda essa violência.

Realmente haverá o dia em que a Paz Reinará?
Quanto tempo ainda temos que esperar?
Quero poder ver mais alegria nos olhos das pessoas.
Quero não precisar mais ser voluntário em um grupo de assistência à quem tem fome.
Fome de carinho, fome de atenção,Fome de comida.

Não sei quanto tempo ainda haverei de esperar,
Mas sei que não vou esperar de braços cruzados.
Vou lutar pela Paz,
Retribuir o mau com Amor.
Levar esperança àqueles que têm medo,
Pois assim estou trazendo a esperança pro meu próprio coração.